RSS

..:: São João do Maranhão ::..

Ontem foi 24/06, dia de São João, e quase todas as cidades do nordeste celebram pelo menos uma festinha nesse dia. Mas algumas cidades, como Caruarú (PE), Campina Grande (PB) e aqui em São Luís (MA), a festa dura o mês inteiro. Aqui em São Luís a festa começou dia 28/05 e vai até o dia 04/07. São 50 arraias espalhados pela cidade, a maioria com festas nos 'dias santos' e finais de semana à partir de quinta-feira. Mas os arraias principais (são 7) há festa a seman inteira.

As brincadeiras são as mais variadas. Tem Bumba-Boi (sotaques de orquestra, matraca, baixada e zabumba), quadrilha, tambor de crioula, cacuriá e várias outras danças diversas, umas tradicionalíssimas, outras mais recentes. Mas o que me deixa encantada é que o São João daqui de São Luís é uma festividade que realmente une TODAS as clases, tribos... (em tempos de copa do mundo, o futebol tb tem esse poder)

Ontem fui no arraial da Lagoa da Jansen, e olhei 2 grupos de boi de orquestra e um de zabumba (meu preferido), e tirei várias fotinhas do Cazumbás, que é um personagem do Bumba-meu-Boi que so aparece no sotaque de Zabumba.

Pra quem não conhece a bricadeira do Bumba-Meu-Boi, é uma dança típica do folclore Maranhense (pode tb ser vista no Amazonas, soba forma do Boi Bumbá, bem diferente do nosso Bumba-meu-Boi), que conta a história de Pai Francisco e Catirina. Catirina estava grávida e desejou comer a lingua do nouvilho preferido do dono da Fazenda onde Pai Francisco trabalhava. Ele mata o boi pra atender o desejo da mulher, mas depois tem que ressucitá-lo por causa do Amo, dono da fazenda. Essa é a história base de todas as danças, daí cada grupo conta essa história incrementando com um tema.

No caso do boi de Zabumba, o Cazumbá vem como um personagem mascarado que vem pra espantar os maus espíritos que pode vem junto com o boi quando ele é ressucitado. Ele te uma máscara (que lembra so nosso fofão, no carnaval :P) e um chucalho na mão, que ele sacode enquanto dança pra espantar os maus espíritos. Ele tb tem uma armação no quadril, que o dançarido meche e fica muito engraçado enquanto ele dança... =)

Bem, fica dificil contar com detalhes... É melhor dar uma olhada. Eu sou suspeita, pq é minha cidade, mas quem um dia tiver a oportunidade de vir presenciar nosso São João, ue venha, não vai se arrepender.

Ai vão algumas fotinhas...






Curiosidade: no mês de Julho temos uma festividade no Cntro Histórico, realizada pela VALE, que é um arraial de 'São João fora de época'. Dura o mês de julho inteiro.. ;)

Agora deixa eu ir que eu vou assistir ao jogo Brasil x Portugal... \o/

Bj Bj Bj.. Fuuuui!!

C*

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 pessoas deram seu pitaco...: